A pavimentação da estrada rural São Roque, em Ramilândia (PR) 4koo
A pavimentação da estrada rural São Roque, que liga Ramilândia a outros municípios do Paraná, como Santa Helena, Diamante do Oeste e Missal, está promovendo importantes melhorias na infraestrutura local, especialmente no escoamento da produção agrícola. A obra, que faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia e está alinhada com as ações do governo federal, já completou 10 km de um total de 26 km entre Ramilândia e Santa Helena. A conclusão total da pavimentação está prevista para dezembro de 2025.
O projeto tem gerado grande impacto positivo na comunidade, especialmente para os moradores da zona rural, que agora podem se deslocar com maior rapidez e conforto. O prefeito de Ramilândia, Edson Santos, destacou a importância dessa obra para a população local, composta em grande parte por agricultores familiares.
Além da pavimentação, a obra inclui sinalização, pontos de ônibus e drenagem. O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, ressaltou que a melhoria da logística também contribui para a redução de custos no transporte de alimentos, além de preservar o meio ambiente ao evitar o aporte de sedimentos para o reservatório da Itaipu.
Com investimentos de R$ 26,1 milhões pela Itaipu Binacional, a pavimentação representa um avanço significativo para a segurança hídrica e ambiental da região, contribuindo para a manutenção da qualidade da água e a funcionalidade do reservatório da hidrelétrica, que tem uma vida útil estimada de 190 anos.
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional